Diálogo e texto jornalístico

Os textos dialogados utilizam sinais de pontuação bem específicos que auxiliam na organização da escrita e leitura do texto e na entonação dada às falas dos personagens. Os alunos poderão apresentar dificuldades em compreender a função dos sinais de pontuação por falta de conhecimento dos mesmos ou por falta de conhecimento das convenções para sua utilização. Neste contexto a importância do trabalho em dupla e revisão de texto se torna necessária para um melhoramento do mesmo.

Habilidades BNCC:

(EF15LP05) Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.

(EF04LP05) Identificar a função na leitura e usar, adequadamente, na escrita ponto final, de interrogação, de exclamação, dois-pontos e travessão em diálogos (discurso direto), vírgula em enumerações e em separação de vocativo e de aposto.

(EF35LP22) Perceber diálogos em textos narrativos, observando o efeito de sentido de verbos de enunciação e, se for o caso, o uso de variedades linguísticas no discurso direto.

(EF35LP30) Diferenciar discurso indireto e discurso direto, determinando o efeito de sentido de verbos de enunciação e explicando o uso de variedades linguísticas no discurso direto, quando for o caso.

PDF AQUI:

produção de texto 4º ano dialogo e texto jornalistico