Os valores para uma vida

Os paraninfos de formatura das faculdades americanas costumam produzir peças de retórica inesquecíveis, gerando uma lista de discursos ‘imperdíveis’ que vai de Steve Jobs a Bill Gates, de J.K. Rowling a Jim Carrey.

Agora, o Juiz da Suprema Corte americana, John Roberts, entrou nesse panteão ao discursar na formatura de seu filho num colégio na Costa Leste.

O trecho mais interessante do discurso, feito mês passado, mostra que a Suprema Corte americana está em boas mãos:

“Normalmente, os paraninfos lhes desejarão boa sorte e estenderão seus votos de que tudo corra bem. Não vou fazer isso, e vou lhes dizer o porquê. De vez em quando, nos próximos anos, espero que vocês sejam tratados injustamente, para que venham a entender o valor da justiça. Espero que sofram traição, porque isso lhes ensinará a importância da lealdade. Desculpe dizer, mas espero que vocês se sintam solitários de vez em quando, para que não descuidem de seus amigos. Desejo-lhes também má sorte, de vez em quando, para que vocês se conscientizem do papel do acaso na vida e entendam que o seu sucesso não é totalmente merecido, assim como o fracasso dos outros também não é. E quando você perder — o que vai acontecer de tempos em tempos — espero que, de vez em quando, seu oponente tripudie com o seu fracasso. É uma forma de você entender a importância de ser um bom esportista. Espero que você seja ignorado para que entenda a importância de ouvir os outros, e que sinta dor apenas o suficiente para aprender compaixão. Se eu desejar essas coisas ou não, elas vão acontecer. E se você vai se beneficiar delas ou não dependerá da sua capacidade de enxergar a mensagem nos seus infortúnios.”

Transcrito do site: http://braziljournal.com/num-discurso-de-formatura-os-valores-para-uma-vida

A íntegra do discurso em inglês: http://time.com/4845150/chief-justice-john-roberts-commencement-speech-transcript/

O vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=Gzu9S5FL-Ug

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.