Alfabetização: Modelos para Caderno de Elogios

Conheça a sala de aula da professora Sandra Cassiano, de Maxaranguape (RN), que trabalha com palavras positivas e afeto para fortalecer a confiança das crianças e baixe aqui frases positivas para trabalhar com as crianças em sala de aula ou no ensino em casa.

Em Maxaranguape (RN), a professora Sandra Cristina da Silva Cassiano encontrou uma forma de aumentar a confiança dos seus alunos do Centro de Educação Integrada de Maracajaú.

Inspirada na pedagogia da Seicho-No-Ie, que sugere extrair a capacidade inata de cada um e manifestar o potencial dos estudantes, ela criou um caderno de elogios com a sua turma.

A professora conta que a prática ajudou a melhorar a concentração das crianças nas atividades escolares
Outros professores da escola também se inspiraram com a proposta e estão começando a trabalhar com o caderno de elogios.
A professora Sandra desenvolve esse trabalho há mais de dez anos. A prática foi um dos relatos mais lidos do Diário de Inovações, no site Porvir.
“Faço esse trabalho há dez anos, pois me coloco no lugar dos alunos, que estão acostumados a passar uma manhã inteira levando broncas, fazendo tudo o que os professores pedem e sendo obrigados a sentar em outro lugar para não conversar com o colega do lado”, contou a professora no seu relato.
Créditos das fotos: Rayanna Guesc)

 

Se você quiser trabalhar com elogios em um diário na alfabetização, criamos modelinhos de frases que você pode trabalhar com as crianças primeiro o recorte. Depois plastifique e coloque em um pote e toda vez que a criança quiser escrever um elogio para si mesma ou para um colega, ou para a professora, ela pega a frase para escrever.

Sugerimos essa atividade para alunos do 1º e 2º Anos. As capinhas podem ser feitas por eles mesmos, com as letras deles. Mas caso você queira modelos, trazemos 10 modelos de capinhas e as frases para vocês imprimirem e usarem.

incentivos-palavras-positivas-diario-de-elogios incentivos-palavras-positivas-diario-de-elogios incentivos-palavras-positivas-diario-de-elogios incentivos-palavras-positivas-diario-de-elogios incentivos-palavras-positivas-diario-de-elogios incentivos-palavras-positivas-diario-de-elogios incentivos-palavras-positivas-diario-de-elogios incentivos-palavras-positivas-diario-de-elogios incentivos-palavras-positivas-diario-de-elogios incentivos-palavras-positivas-diario-de-elogios incentivos-palavras-positivas-diario-de-elogios incentivos-palavras-positivas-diario-de-elogios incentivos-palavras-positivas-diario-de-elogios incentivos-palavras-positivas-diario-de-elogios incentivos-palavras-positivas-diario-de-elogios incentivos-palavras-positivas-diario-de-elogios incentivos-palavras-positivas-diario-de-elogios

 

Add Comment