Matemática: Situações – problemas para o 4º ano

A necessidade de garantir o ensino da matemática através da resolução de situações-problemas visa desenvolver o raciocínio interpretativo do aluno com o objetivo de ajudar a coexistir com este mundo de números e interpretações.

UMA DAS COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE MATEMÁTICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL É:
Enfrentar situações-problema em múltiplos contextos, incluindo-se situações imaginadas, não diretamente relacionadas com o aspecto prático-utilitário, expressar suas respostas e sintetizar conclusões, utilizando diferentes registros e linguagens (gráficos, tabelas, esquemas, além de texto escrito na língua materna e outras linguagens para descrever algoritmos, como fluxogramas, e dados).

UNIDADE TEMÁTICA
– Números

OBJETOS DE CONHECIMENTO
– Propriedades das operações para o desenvolvimento de diferentes estratégias de cálculo com números naturais.
– Problemas envolvendo diferentes significados da multiplicação e da divisão: adição de parcelas iguais, configuração retangular, proporcionalidade, repartição equitativa e medida.

HABILIDADES BNCC

(EF04MA03) Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e subtração,utilizando estratégias diversas, como cálculo, cálculo mental e algoritmos, além de fazer estimativas do resultado.
(EF04MA04) Utilizar as relações entre adição e subtração, bem como entre multiplicação e divisão,para ampliar as estratégias de cálculo.
(EF04MA05) Utilizar as propriedades das operações para desenvolver estratégias de cálculo.
(EF04MA07) Resolver e elaborar problemas de divisão cujo divisor tenha no máximo dois algarismos,envolvendo os significados de repartição equitativa e de medida, utilizando estratégias diversas,como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

Para PDF clique abaixo.

situações-problemas-com-valor-moeda-troco-prejuízo-para-o-4º-ano