Educar a criança com valores. A Tolerância
A palavra Tolerância, vem do latim tolerare (sustentar, suportar). É um termo que define o grau de aceitação diante de um elemento contrário a uma regra moral, cultural, civil ou física.
Ser tolerante é o mesmo que ser respeitoso, bondoso e atencioso com os demais. É uma qualidade pessoal que se define como respeito às ideias, crenças ou práticas dos outros, ainda que diferentes e contrárias às nossas. Ser tolerante é ser condescendente com alguém e não impedir que se faça o que desejarem. É aceitar e admitir a diferença ou a diversidade. É respeitar a opinião dos outros.
Para que as crianças estabeleçam boas relações com seus semelhantes é preciso que aprendam a ser tolerantes desde muito pequenas.
Como a criança pode aprender a ser tolerante
A tolerância tem um papel muito importante nas relações das crianças com seus amigos e familiares. É importante que elas escutem as ideias e as opiniões dos seus amigos, que aceitem seus pontos de vista, ainda que sejam muito diferentes dos seus, e que consigam conviver bem durante um jogo, alguma atividade ou em sala de aula. A tolerância lhes ajuda a terem uma boa integração em grupo ou equipe.
A criança não nasce tolerante. Sua conduta natural é que tudo seja para si, e que todos estejam de acordo com ela, por isso o papel do aprendizado sobre a tolerância deve começar o quanto antes.
– Quando seus pais também o são
– Através de contos e histórias
– Pelas atividades que desenvolve
– Através dos jogos e brincadeiras
– Na convivência com as outras crianças
– Aprendendo a respeitar as diferenças
– Conhecendo diferentes culturas
– Através das viagens em família
– Conhecendo os benefícios da conciliação e da paz
– Compartilhando sem brigas
– Aprendendo a não zombar dos outros
———-
Fonte: Guia Infantil