Nesta postagem você terá atividades de matemática do 3º ano para realizar a impressão de imagens ou download do documento.
As atividades são compostas de operações matemáticas em forma de desafios, fatos fundamentais e operações verticais. Os alunos poderão realizá-las em grupos, duplas ou individual de acordo com o critério do professor.

Unidade Temática – Números

 Objetos de conhecimento

 Leitura, escrita, comparação e ordenação de números naturais de quatro ordens;

Composição e decomposição de números naturais;

Construção de fatos fundamentais da adição, subtração e multiplicação.

Procedimentos de cálculo (mental e escrito) com números naturais: adição e subtração.

Problemas envolvendo significados da adição e da subtração: juntar, acrescentar, separar, retirar, comparar e completar quantidades.

Problemas envolvendo diferentes significados da multiplicação e da divisão: adição de parcelas iguais, configuração retangular, repartição em partes iguais e medida.

Habilidades BNCC

(EF03MA03) Construir e utilizar fatos básicos da adição e da multiplicação para o cálculo mental ou escrito.

(EF03MA04) Estabelecer a relação entre números naturais e pontos da reta numérica para utilizá-la na ordenação dos números naturais e também na construção de fatos da adição e da subtração, relacionando-os com deslocamentos para a direita ou para a esquerda.

(EF03MA05) Utilizar diferentes procedimentos de cálculo mental e escrito para resolver problemas significativos envolvendo adição e subtração com números naturais.

(EF03MA06) Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, comparar e completar quantidades, utilizando diferentes estratégias de cálculo exato ou aproximado, incluindo cálculo mental.

(EF03MA07) Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4, 5 e 10) com os significados de adição de parcelas iguais e elementos apresentados em disposição retangular, utilizando diferentes estratégias de cálculo e registros.

Para download, clique abaixo.

matemática-adição-subtração-multiplicação-algoritmos-ordem-crescente-3º-ano