Alfabetização: Poema das vogais e atividades relacionadas

O processo de alfabetização
Embora, desde que nasce e na Educação Infantil, a criança esteja cercada e participe de diferentes práticas letradas, é nos anos iniciais (1º e 2º anos) do Ensino Fundamental que se espera que ela se alfabetize.
Isso significa que a alfabetização deve ser o foco da ação pedagógica. Nesse processo, é preciso que os estudantes conheçam o alfabeto e a mecânica da escrita/leitura – processos que visam a que alguém (se) torne alfabetizado, ou seja, consiga “codificar e decodificar” os sons da língua (fonemas) em material gráfico (grafemas ou letras), o que envolve o desenvolvimento de uma consciência fonológica (dos fonemas do português do Brasil e de sua organização em segmentos
sonoros maiores como sílabas e palavras) e o conhecimento do alfabeto do português do Brasil em seus vários formatos (letras imprensa e cursiva, maiúsculas e minúsculas), além do estabelecimento de relações grafofônicas entre esses dois sistemas de materialização da língua.

E desta forma, temos que começar de alguma forma. E iniciar pelas vogais, parece ser o mais viável, sendo que para escrita e leitura, as mesmas têm papel fundamental.

Por isso, deixo aqui hoje, um poeminha para encantar e ensinar!

Para baixar PDF, clique no link abaixo.

atividades-educativas-de-alfabetização-poema-e-atividades-sobre-vogais