ATIVIDADES DE MATEMÁTICA: FORMAS GEOMÉTRICAS

Trabalhar atividades com formas geométricas na Educação Infantil e Alfabetização é de suma importância pois as mesmas ampliam a percepção de localização, espaço e até forma do corpo.

No Ensino Fundamental – Anos Iniciais, espera-se que os alunos indiquem características das formas geométricas tridimensionais e bidimensionais, associem figuras espaciais a suas planificações e vice-versa. Espera-se, também, que nomeiem e comparem polígonos, por meio de propriedades relativas aos lados, vértices e ângulos. O estudo das simetrias deve ser iniciado por meio da manipulação de representações de figuras geométricas planas em quadriculados ou no plano cartesiano, e com recurso de softwares de geometria dinâmica.

UNIDADE TEMÁTICA

  • Geometria

OBJETOS DE CONHECIMENTO

  • Padrões figurais e numéricos: investigação de regularidades ou padrões em sequências.
  • Figuras geométricas espaciais: reconhecimento e relações com objetos familiares do mundo físico

HABILIDADES BNCC

(EF01MA10) Descrever, após o reconhecimento e a explicitação de um padrão (ou regularidade), os elementos ausentes em sequências recursivas de números naturais, objetos ou figuras.
(EF01MA14) Identificar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em contornos de faces de sólidos geométricos.